Vicariato

Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)

No dia oito de Dezembro de 2006, Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo metropolitano de Aracaju, instituiu os Vicariato da Arquidiocese de Aracaju, mediante Decreto firmado pelo mesmo, pelo Chanceler da Cúria e promulgado solenemente.

Vicariato: é uma determinada área geográfica ou outra realidade da Arquidiocese que terá um vigário episcopal próprio, um sacerdote que fará às vezes do Bispo diocesano, nas questões designadas pelo próprio Bispo, respaldado pelo Direito Canônico.

O Vicariato em que a Paróquia de São José faz parte é o São Mateus, o qual abrange a Região Centro-Sul de Aracaju.

Sede do Vicariato: Paróquia de São José no bairro São José.

Festa do Padroeiro: 19 de março.

SÃO MATEUS: Chamado também de Levi, era filho de Alfeu. Foi cobrador de impostos em Cafarnaum; Jesus o chamou para se tornar seu Apóstolo. Os Padres da Igreja atribuem a ele o primeiro Evangelho que foi escrito. A finalidade desse Evangelho é demonstrar que Jesus é o Messias Prometido, por isso foi escrito em língua hebraica, tendo por destinatário imediato os Judeus. Deve ter sido escrito por volta dos anos 42 a 48. Segundo Santo Irineu( Século II) o foco principal de mensagem consiste em fazer as pessoas aceitarem a Jesus e sua Igreja.

A Arquidiocese está dividido em quatro Vicariatos:
  • São Mateus/setor Centro-Sul (PE.MANOEL BARBOSA SANTOS)
  • São Marcos/Setor Norte - Oeste (PE.JOSÉ BERNARDINO DE SANTANA FILHO)
  • São Lucas/Setor Agreste (PE.JADSON DA SILVA RAMOS)
  • São João Evangelista/Setor Vale do Cotinguiba (PE.JOSÉ ALMIR DE MENEZES)

Em anexo informações de todas as Paróquias que fazem parte do Vicariato São Mateus.
Paroquia São José,
7 de dez de 2011 08:12