Pastorais

"A vós é confiado o mistério do Reino de Deus.’’ (Mc 4,11)

As Pastorais são formadas por quatro Frentes de Articulação:

1. Formação de espiritualidade

2. Social

3. Familia

4. Missionária

1. FRENTE DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

A Escola de Formação e Espiritualidade tem como objetivo a formação de cristãos conscientes e engajados. Busca estudar, compreender e proclamar a palavra de Deus e os documentos fundamentais da Igreja.

Há formação na Escola de Espiritualidade 2º e 4º segundas-feiras do mês, no salão paroquial sob a coordenação do PE MANOEL.

A. Iniciação Cristã
                                             1.1 Batismo

1.2 Catequese

1.3 Crisma

1.4 Escola Bíblica

B. Pastoral Litúrgica

1.5 Acólitos – Coroinhas

1.6 Celebrações

1.7 Oficina de Oração e Vida

C. Setor Juventude

2. FRENTE FAMILIAR

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da Sociedade.

Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização com Missas em prol das famílias, o Terço dos homens e das Famílias, Oração em famílias, e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

A Pastoral Familiar, parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.

2.1 Pastoral familiar

2.2 Encontro de Casais com Cristo

2.3 R. C.C.- Renovação Carismática Católica

2.4 Pastoral Vocacional

3. FRENTE SOCIAL

É uma Pastoral que tem como proposta a Igreja atuante, uma Igreja em comunhão com Deus e com os mais necessitados, fundamentando todo o seu trabalho e sua ação na Doutrina Social da Igreja.

3.1  Pastoral da Saúde

3.2 Pastoral dos Idosos

3.3 Associação Arte e Vida

3.4 Outras Iniciativas

4. FRENTE MISSIONÁRIA

“Frente Missionária, busca cumprir desde o início da igreja, a missão de Evangelizar, pois ela sabe da necessidade de anunciar a Boa - Nova, segundo a ordem de Jesus”. "Ide por Todo Mundo, Proclamai, o Evangelho a Toda Criatura” (Mc 16,15). Ser Igreja, é ser Igreja Missionária, testemunhar Jesus Cristo pela vida e pelo anúncio da palavra.

A Frente Missionária através dos MESCE’S tem como missão: Evangelizar, levar a palavra e a Eucaristia aos doentes em suas residências ou no leito dos hospitais São Lucas e Hosp. do Coração, os círculos de estudos bíblicos desenvolvido na paróquia, na GEAP, Condomínios e residências, entre outras, como: Adoração ao Santíssimo Sacramento; Retiro Espiritual; Leitura Orante de Textos Bíblicos: Evangelho de Marcos (Missão) livro de Jonas (Evangelização e Pastoral Urbana) e livro de Tobias ( Família).

4.1 Ministros Extraordinários

4.1.1 da comunhão eucarística