História

"O nosso socorro está em nome do Senhor, criador do céu e da Terra." (Salmo 124,8)

A Paróquia de São José foi fundada no dia 31 de dezembro de 1924, por decreto do então Bispo Diocesano D. José Tomaz Gomes da Silva. Está situada na Praça Tobias Barreto nº 248, Bairro São José, em Aracaju, e limita-se ao Norte pela Avenida Barão de Maruim, até o Rio Sergipe; ao sul pela Avenida Francisco Porto, até a Avenida Acrísio Cruz; a leste pela margem deste até a Avenida Barão de Maruim; e a Oeste pelas ruas Urquiza Leal e Zaquel Brandão, até a Praça da Bandeira.

Foi seu primeiro pároco o PE. Solano Dantas de Menezes, empossado em 04 de janeiro de 1925. Entre os que lhe sucederam, destaca-se Mons. José Amaral de Oliveira, que permaneceu por quase 38 anos a frente da Paróquia (maio de 1966 a junho de 1993). Ao Mons. Amaral seguiram-se os padres Valtewan Correia Cruz, Carlos Alberto dos Santos (hoje Bispo de Teixeira de Freitas na Bahia) e Manoel Barbosa Santos, atual pároco, empossado em 22 de Julho de 2005.

Tem como padroeiro São José, cuja festa celebra-se no dia 19 de março de cada ano.

A Paróquia iniciou seu trabalho social no ano 1974, com a criação pelas Irmãs Sacramentinas junto com Cônego Amaral, da Escola da Ação Social da Paróquia de São José. No ano 1978, através da professora Marlene Alves Calumby, foi realizado convênios entre a Secretaria de Educação Estadual e a Secretaria de Educação Municipal.

Atualmente, a Paróquia estrutura-se mediante os Conselhos Administrativos e de Pastoral e as quatro Frentes de Articulação Pastoral que são:

a) Formação de espiritualidade;

b) Social;

c) Familiar;

d) Missionária.

Trata-se de uma Paróquia bem ativa, localizada em bairro de classe média alta da cidade, com missas dominicais bem participadas, duas comunidades de Renovação Carismática, três Conselhos de Pastoral, de Administração e Missionária.